O Candidato é a campanha
Diferencial 2016
A reforma eleitoral definiu novas regras para as campanhas a partir de 2016. O novo modelo fará
com que, mais do que nunca, os candidatos sejam a figura central de suas campanhas por terem recursos limitados e restrições nos
programas de televisão, em um cenário em que os partidos políticos estão desacreditados no Brasil. A primeira aula será a introdução
do curso e apresentação dos palestrantes.
Pode ou não Pode
Nova Legislação Eleitoral
Com apresentação de Belisa Ribeiro o especialista em direito eleitoral Ricardo Vasconcelos explica as novas regras da Legislação Eleitoral e saneia as principais dúvidas dos candidatos, desde o novo modelo de financiamento, até as mudanças no período eleitoral, restrições no horário eleitoral gratuito e publicidade.
Tempo e Gente
Formação da equipe e agenda
O tempo do candidato é o mais valioso de todos os recursos de campanha, e o único que é insubstituível. Por isso, organizar a agenda e formar uma equipe são dois pontos importantes para os candidatos que querem realizar uma campanha eleitoral eficiente. terceira aula, o especialista em estratégia em campanhas, Jackson Vasconcelos, detalha os temas.
Criatividade salva
Propaganda é alma do negócio
A restrição do uso de material nas ruas e o novo formato do Horário Eleitoral Gratuito, priorizando as inserções comerciais impõem ainda mais a necessidade de criatividade e profissionalismo na apresentação das propostas eleitorais. Sócio e diretor de criação da Agência Binder, Marcos Apóstolo fala sobre a importância da utilização da propaganda em uma campanha eleitoral.
O Poder da rede
Como aproveitar de melhor forma a internet
AA internet é reconhecida como uma das principais ferramentas em uma campanha eleitoral, pela facilidade de interação entre as pessoas e também pela velocidade e multiplicação da informação. Mas como utilizá-la de forma eficiente? Especialista em Marketing Digital, Marcelo Vitorino expõe as formas de usar a rede a favor do candidato e também como incrementar as mídias e a interatividade.
Na Telinha
Gravação para TV e vídeos
Apesar da evolução da internet, a boa utilização da televisão, e dos horários de propaganda eleitoral gratuita, continua fazendo a diferença no resultado das eleições após a apresentação das propostas dos candidatos. Belisa Ribeiro dá as dicas de como render mais nas gravações para TV e vídeos, como usar o teleprompter e até mesmo transformar o celular em uma câmera de vídeo profissional. A professora de moda Julieta Aouila mostra na prática o que, em termos de figurino, favorece ou não candidatos e candidatas na hora de gravar e também no corpo a corpo com o eleitor.
Na onda do rádio
Gravação para rádio e áudios
O rádio é sintonizado pela maioria dos eleitores com frequência e nas mais variadas situações. Um recurso público com este poder não pode ser desperdiçado. Por isso, o radialista Maurício Menezes e o músico Tiago Mocotó falam sobre gravação para rádio e áudios, como treinar para render mais nas gravações e de como fazer o melhor jingle de campanha.
Imprensa
A verdade é a mensagem
Persuadir o eleitor com a sua mensagem é fundamental para que o candidato conquiste votos. Falar não é a grande questão, o principal é ser ouvido e conseguir que as pessoas guardem lembrança do que você fala. A imprensa é um canal com credibilidade para alcançar os eleitores, mas é necessário que o candidato saiba lidar com ela e com o seu próprio discurso, é o que Belisa Ribeiro, Maurício Menezes e Jackson Vasconcelos explicam na aula 8 do curso.
O que pensa o eleitor?
Pesquisas
Hoje não se concebe mais uma campanha que não possua um conhecimento preciso das opiniões e
sentimentos dos eleitores, e do acompanhamento das flutuações de suas opiniões. A pesquisa e seus instrumentos técnicos para
definição da estratégia é o tema da diretora do Ibope, Marcia Cavallari.
Espaço Nobre
Horário eleitoral gratuito
A televisão é o principal meio de comunicação entre os candidatos e eleitores. Marcos Apóstolo, da agência Binder, explica como o candidato deve planejar seu programa do horário eleitoral gratuito e seus comerciais para que gerem credibilidade.